sábado, 19 de maio de 2012






Palestra Mãe Beata de Yemanjá (RJ) e lançamento Livro Caroço de Dendê: Sabedoria dos Terreiros dia 27 de maio de 2012, às 16h, no Theatro José de Alencar em Fortaleza-CE.

“Sou de uma religião em que o tempo é ancestralidade. A fruta só dá no seu tempo, a folha só cai na hora certa”. 
A frase de Mãe Beata de Yemanjá, um dos maiores nomes do candomblé nacional, traduz o respeito a tradição, primeira religião a ser abordada no projeto Divinas Palavras, que estréia no dia 27 de maio de 2012, às 16h, no Theatro José de Alencar. 
São os valores, crenças e saberes religiosos que entram em cena no centenário palco da cultura cearense, em programação de lançamento do livro.
Mãe Beata, nascida na Bahia, mas com atuação nos terreiros cariocas, chega à Fortaleza para lançar seu livro de contos intitulado “Caroço de Dendê- sabedoria dos terreiros: Como yalorixás e babalorixás passam conhecimentos a seus filhos” (editora Pallas, R$20,00) e promove uma verdadeira festa nos jardins e palco principal do TJA, em homenagens as divindades com participações do Afoxé Acabaca e Ponto de Cultura Alagba além de Massoterapia, Exposição de Indumentárias Fulô de Mandacaru e Tabuleiro de Acarajé. 
Mãe de santo, com 81 anos de vida, ela é aposentada como costureira da Rede Globo de Televisão, criou quatro filhos e é uma das militantes mais atuantes na questão da identidade de “Negra e Mulher de Terreiro”, como afirma.
O Ilê Omi Oju Arô (Casa das Águas dos Olhos de Oxóssi), comunidade na qual Beata é sacerdotisa suprema (yalorixá), atua em diversas frentes sociais: religião e saúde, luta contra qualquer forma de discriminação e contra a intolerância religiosa, cultura da paz, acesso à educação, ações afirmativas de saúde da população negra, movimento de diálogo intereligioso, direitos humanos, movimento de mulheres negras e movimento negro. 
Ela é Conselheira da Rede Nacional de Religiões Afro-brasileiras e Saúde (http://religrafosaude.blogspot.com.br/), presente no Ceará sob a Coordenação de Leno farias e Kelma de Yemanjá, Pesidente da ONG Criola (organização de mulheres negras que atua contra o racismo e o sexismo), integrante do Conselho Estadual dos Direitos da Mulher – CEDIM e conselheira do Projeto Ató Ire – Saúde dos Terreiros e também da Ong Viva Rio.
O projeto Divinas Palavras é uma realização do Marcos Salão e Beleza, Rede de Terreiros e Saúde do Ceará e Theatro José de Alencar, com patrocínio da Secretaria da Cultura do Estado Ceará, Ile Ase Ossayin Yansan e Juliana Capelo Decoração. Apoio da Secretaria de Direitos Humanos da Prefeitura de Fortaleza, Coordenadoria Especial de Políticas Públicas para a Promoção da Igualdade Racial – CEPPIR do Governo do Estado Estado do Ceará, Parceria da Universidade Federal do Ceará, Fórum de Educação das relações Etnico-Raciais, Ponto de Cultura Alagba e Afoxé Acabaca. Produção de Luzir Gestão de Eventos.

Programação

16:00 Recepção Jardins TJA: Grupo Dança Afro Alagba
Serviços: Massoterapia, Tabuleiro de Acarajé,
Feira de Produtos/serviços
Exposição Indumentária Fulô de Mandacaru 

18:00 Palestra Palco Principal
Lançamento do livro Caroço de Dendê da autora Mãe Beatá de Yemanjá (RJ)

Entrada: Doação 2kg alimento não perecível revertidos para Casa Sol Nascente

Informações: (85) 9953.6493 / 3101.2567

Jornalista responsável: Bianca Felippsen
Cel. 85 9688-8008 e 8878-8464. biancafelippsen@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário